Yes we can!!


Hoje estou orgulhosa pela América! Sou um pouco anti-américa, confesso, e desde a reeleição do George W. Bush que tinha perdido a minha (já pouca) fé na América. Porquê? Bem se precisam de explicações além do óbvio destes anos de Bush, vejam o filme "Fahrenheit 9/11" do Michael Moore. (Deixo aqui o video do trailer - é possível ver todo o filme no youtube sem legendas)



Mas a minha alegria de hoje tem várias formas! Primeiro, estou muito contente que se tenha mudado de rumo neste país que tanto influencia o mundo. Estou feliz por se ter escolhido um homem que, para além de ideias, teve um percurso de vida interessante. Gosto particularmente do facto deste homem ter trabalhado como defensor e angariador para vítimas de descriminação quando podia ganhar muito mais dinheiro noutro emprego como o brilhante licenciado em advocacia de Harvard que era. Aliás, outra coisa que me agrada nele, é saber que a "máquina" que financiou a sua campanha foi constituida em cerca de 50% por aqueles pequenos investidores que ele angariava nesse tempo. Em segundo lugar, venha Obama a ser bom ou mau presidente, não deixa de ser importante notar que é a primeira vez que um afro-americano é eleito. O povo norte-americano é, na minha opinião, ainda hoje racista mas, não deixa de ser impressionante notar que ainda há menos de 50 anos Martin Luther King Jr discursava o seu famoso "I have a dream" e a violência e segregação contra os negros era o que era! Que feliz ficaria Martin Luther King Jr se ainda fosse vivo. (Fica aqui o link para o post em que transcrevi o discurso em inglês de Martin Luther King Jr)

Martin Luther King admirava e inspirava-se em Ghandi (outro grande pacifista). Ambos acabaram assassinados. Espero que antigos ódios não emerjam e venham a fazer o mesmo com Obama.

3 comentários:

amordemadrugada disse...

Pois é isso que eu temo querida!
Mas há-de correr td bem...i hope!
bgda pela forcita ..pelas energias positivas...
I need it ...
Um abraço enorme pra tu linda...

Gilbamar disse...

Sua pequena crônica é simpática, lúcida e inteligente. Só o fato de um negro ter sido eleito num país que sempre segregou essa raça já nos mostra um novo vislumbre no Universo.

Agora é esperar para ver como vai ficar. Com fé, muita fé.

Abraços de esperança.

"C" de mim disse...

que a nomeação de Obama seja o primeiro passo firme e preciso de um longo caminho a percorrer =)


beijinhos*

Espíritos Leitores

Sons